Você já ouviu falar em

influenciadores virtuais?

É possível contratar um influenciador que… não existe?

Por mais estranho que esse título pareça, ele é uma realidade. Nos últimos anos, temos acompanhado a ascensão dos influenciadores virtuais, feitos a partir de Inteligência Artificial. 

 

Apesar de não existirem na vida real, com carne e osso, eles são capazes de conquistar uma legião de seguidores, construir uma audiência fiel e influenciar comportamentos de pessoas reais. Por isso, estão na mira das empresas – principalmente as que desejam:

 

  • Firmar parcerias com personalidades poderosas e influentes;
  • Mostrar o potencial da marca;
  • Construir narrativas para a sua comunidade.

Alvo de infinitas possibilidades digitais, um dos exemplos nacionais de maior destaque é a Lu do Magalu, que acumula mais de 32 milhões de seguidores nas redes sociais. 

 

Considerada a maior influenciadora virtual do mundo, a personalidade chegou até a ser entrevistada por Marília Gabriela, em seu programa no YouTube, o Gabi de Frente de Novo. Esse momento aconteceu por meio da tecnologia de realidade mista.

 

”O convite da Gabi para entrevistar a Lu foi um dos mais inusitados que já recebemos. Uma oportunidade única e veio muito ao encontro da estratégia de construção da personagem como figura pública notória e relevante na Creator Economy”, disse o gerente sênior de redes sociais e influência da empresa, Pedro Alvim.

Mas será que realmente vale a pena incluí-los no seu plano de Marketing Digital?

Como o Marketing precisa acompanhar as constantes mudanças da sociedade, é necessário sempre  estar de olho nas tendências. Então, uma vez que os próximos anos apontam para o Metaverso, as marcas devem, sim, começar a estudar sobre o poder dos influenciadores de inteligência artificial e como eles podem contribuir em suas estratégias.

Algumas razões para apostar nesses criadores de conteúdo são:

Algumas razões para apostar nesses criadores de conteúdo são:

  • Maior engajamento

Eles engajam muito mais do que os influenciadores reais. Uma das hipóteses para isso é a curiosidade do público que esse tipo de perfil desperta nas redes sociais. Os usuários querem conversar com algo ”inusitado”.

No gráfico a seguir, é possível comparar o percentual de engajamento de influenciadores virtuais (em laranja) e reais (em verde).

 Fonte: HypeAuditor

  • Maior controle das narrativas

Esses influenciadores permitem mais liberdade de criação, o que contribui para o desenvolvimento de um personagem ideal para as estratégias. Tudo acontece da maneira que sua marca deseja, desde que exista coerência com a personalidade do criador de conteúdo.

 

  • Aumento do poder do storytelling

 

Como as narrativas são criadas sob medida, é possível agrupar os elementos mais envolventes do storytelling e alcançar os objetivos desejados. Assim, devido a principal característica ser a ”não-existência” em nosso mundo, as marcas podem investir fortemente na criação de um universo ficcional que reúne criatividade e fantasia.

  • Associa tecnologia e inovação à imagem da sua marca

Criar um influenciador virtual ou apostar em uma parceria é uma forma de mostrar que o seu negócio está antenado no futuro – já que estamos falando de IA, aprendizado de máquina e Metaverso.

E além das vantagens acima, não podemos deixar de destacar a conexão com as gerações. Apesar da Alpha nascer conectada com esse tipo de tecnologia, as empresas podem se aproveitar dessas personalidades para se aproximarem dos consumidores que ainda estranham algumas novidades do mundo digital.

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