As marcas constantemente enfrentam um desafio: se manter sintonizadas com um mundo em rápida evolução.
Para garantir essa posição de destaque, a adaptabilidade é a chave para a sobrevivência. É preciso ter a capacidade de se reinventar, de abraçar novas ideias e abrir as portas para a inovação.
Isso significa compreender o que motiva as transformações no comportamento do consumidor, as tendências de mercado e as inovações tecnológicas; identificar lacunas e oportunidades para oferecer produtos ou serviços inovadores, atendendo às demandas emergentes.
Quando uma empresa permanece atenta, ela prospera e não se contenta em simplesmente seguir o fluxo. Na realidade, ela será parte da modificação do presente e futuro a longo prazo.
No entanto, para estar em sintonia com o mundo, os profissionais devem ter discernimento para filtrar o que é relevante e autêntico para a identidade da marca.
Dessa forma, o objetivo do Team Cardume é fornecer informações valiosas para embasar suas escolhas estratégicas. Por isso, confira:
5 tendências para 2024
Antes de revelar o que estará em alta no próximo ano, precisamos lembrar que, quando a internet começou a se tornar popular, ela era limitada apenas a um grupo. Porém, atualmente, diferentes gerações estão presentes nesse universo. Então, é essencial ajustar suas estratégias de acordo com o público.
Agora, vamos explorar o que está por vir:
Comunicação inclusiva
É fundamental abrir as portas para todos. Quando uma empresa mostra que valoriza cada indivíduo, ela expande o alcance da mensagem, estabelece conexões mais autênticas com uma audiência diversa, reconhece e celebra a diversidade em todas as suas formas: cultural, linguística, física, social ou cognitiva.
Este é o momento para ações concretas rumo a um futuro mais igualitário e diversificado – isso engloba representações reais, diversidade nas equipes, acessibilidade, linguagem inclusiva, escuta ativa, educação interna e parcerias colaborativas.
Programas de fidelidade
Seja através de pontos acumulados ou cashback, essa prática é um imã para novos compradores e uma receita certa para manter a clientela, transformando consumidores casuais em verdadeiros fãs da marca.
E não é só isso: além de garantir a lealdade, essa estratégia entrega um verdadeiro tesouro de informações sobre o comportamento dos indivíduos. Esses dados são a chave para personalizar ofertas, melhorar a jornada de compra e aprimorar as táticas de Marketing.
Conteúdos em áudio
De acordo com o infográfico Podosfera 2022: Cenários e Oportunidades, com dados extraídos do Estudo Anual Consumidor Digital 2022 | IPEC + GLOBO, havia 38,6 milhões de ouvintes da modalidade no Brasil. Em 2023, vimos um grande crescimento dos podcasts e suas variações, como os mesacasts e audiobooks.
Esse formato leva conteúdo a diversos pontos de contato com os usuários, sendo uma peça central na comunicação e abrindo amplas oportunidades para as instituições.
Inteligência Artificial
Desde a implementação de chatbots que fornecem interações automatizadas até algoritmos avançados que otimizam campanhas publicitárias, a IA tem sido a fundamental para proporcionar experiências altamente personalizadas.
Outro ponto de destaque dessa tecnologia é sua capacidade de ser um catalisador de criatividade, agilidade e dinamismo, evidenciando o alinhamento da empresa com inovações e uma busca constante por melhorias.
Comunidades
Esses espaços não são apenas sobre vendas. O community marketing conecta os clientes entre si, construindo relacionamentos sólidos e transformando compradores em defensores entusiasmados da marca.
Além de oferecer insights valiosos, temos a promoção do engajamento e construção do senso de pertencimento, onde as pessoas se sentem valorizadas e ouvidas. Ao mesmo tempo, essas comunidades são plataformas poderosas para disseminar informações autênticas sobre o negócio, de maneira orgânica e autêntica.
Não sabe qual escolher ou por onde começar?
Dominar as tendências de 2024 pode parecer um desafio intimidante. Mas, para te ajudar nessa jornada, a Sardinha é a escolha certa. Navegamos com destreza pelas águas profundas do Marketing, conhecendo os segredos e nuances do oceano digital como ninguém.
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