Existe diferença entre Newsletter e E-mail Marketing?
Desde a popularização da Internet, quando as pessoas começaram a descobrir e utilizar serviços que essa rede mundial passou a oferecer, o e-mail deixou de ser apenas uma ferramenta de comunicação digital.
Com o passar dos anos, esse mecanismo ganhou diferentes formatos, a maioria com objetivo manter contatos orgânicos e proximidade com a audiência. Por isso, hoje vamos falar de duas formas para se comunicar através dele: a newsletter e o e-mail marketing.
O e-mail marketing tem como objetivo criar e manter o relacionamento com os usuários, gerar mais resultados nas vendas e melhorar a retenção de consumidores. Sua função principal é ser um apoio comercial no planejamento de comunicação, para assim, conseguir uma base sólida de clientes que se interessam pelos produtos e/ou serviços de uma empresa.
Já a newsletter é utilizada para divulgação de notícias, conhecimentos gerais sobre um produto ou serviço, mostrar lançamentos da indústria, entre outros. Como sua principal estratégia é manter o público mais próximo da sua marca, a primeira premissa desse formato é garantir que o conteúdo oferecido seja de qualidade e excelente custo benefício.
Qual estratégia é mais adequada para o meu negócio?
Existem três pontos que devem ser levados em consideração na hora de preparar sua campanha e definir qual ferramenta será utilizada. São eles:
Objetivo da ação
E-mail marketing: para realizar a captação e conversão de novos clientes;
Newsletter: para fortalecer a marca e construir um relacionamento.
2. Formato
E-mail marketing: fazer a comunicação de uma ação, divulgar novos produtos e/ou serviços.
Newsletter: disponibilizar conteúdos relevantes para os clientes, apresentar informações – em formato de boletim.
3. Periodicidade
E-mail marketing: por estar alinhado ao calendário comercial e a venda de produtos/serviços, o envio é sazonal;
Newsletter: a frequência será definida pela estratégia de comunicação, por isso o envio pode ser semanal, quinzenal, mensal, bimestral…
Agora que você já sabe como cada modelo pode ser utilizado pela sua marca, você nos pergunta:
Mas afinal de contas, qual devo escolher?
A resposta é simples: ambas!
Se o objetivo da sua empresa é se fortalecer no mercado, construir autoridade e receber inúmeros benefícios, você precisa investir nas duas estratégias.
Contudo, sabemos que nem sempre é possível investir nessas áreas ao mesmo tempo. Então, neste caso, você precisa focar na ferramenta que se encaixa melhor com o momento atual do seu negócio.
O importante é ter ciência de que, independente da solução escolhida, para uma campanha ter sucesso é fundamental prezar por um formato bem-feito e visualmente agradável. Além disso, o público-alvo e o timing para envio também devem ser prioridades na ação.
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