O que é Inteligência Artificial e qual seu objetivo?

A IA diz respeito ao conjunto de tecnologias que, juntas, são capazes de simular a inteligência humana. Mas não se engane: não é só porque possuem recursos altamente avançados que elas vão substituir as pessoas.

 

Na verdade, a ideia é facilitar as atividades rotineiras, aprimorar conhecimentos,  interpretar as informações para contribuir na tomada de decisões e trazer inovações para quase todos os setores, tendo como base inúmeros processamentos ao longo do tempo.

 

Além disso, a Inteligência Artificial pode ser dividida em forte e fraca. No primeiro caso, ela tem consciência do mundo, podendo exibir uma verdadeira compreensão das nuances e significados dos dados. No entanto, a existência real da Strong AI é altamente debatida e ainda não foi alcançada.


Já a Weak AI é projetada para realizar tarefas específicas dentro de um domínio limitado, com alta especialização e zero consciência ou compreensão verdadeira. Aqui, os sistemas seguem instruções programadas ou aprendem com dados específicos – ou seja, a maioria das aplicações se encaixam nesse modelo.

5 maneiras de inseri-la nas empresas

A inserção da Inteligência Artificial dentro dos negócios envolve várias etapas e considerações estratégicas. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem facilitar a introdução do seu negócio nesse movimento tecnológico. Confira!

  • Automatização de tarefas

Ela pode ser utilizada para automatizar e otimizar tarefas repetitivas, evitando erros e permitindo que os colaboradores se concentrem em atividades mais criativas e vitais.

  • Análise de dados

 

A IA pode processar grandes volumes de dados para identificar padrões, tendências e insights ocultos – o que auxilia na tomada de decisões informadas e mais assertivas.

  • Assistentes virtuais e chatbots


Esse recurso pode responder a perguntas dos clientes e equipes de trabalho, fazer interações significativas, realizar tarefas simples, marcar reuniões, horários na agenda e atividades e controlar dispositivos por comando de voz – como é o caso da Alexa ou Siri.

  • Mecanismos de segurança

 

Ela automatiza processos de detecção e resposta, aumenta a eficácia da proteção e reduz o tempo de reação diante de ameaças, contribuindo para vigilância, autenticação biométrica  e segurança de dados, sistemas e infraestruturas.

  • Vendas e marketing


Por fim, a Inteligência Artificial revoluciona o setor de marketing e vendas ao auxiliar na  personalização de campanhas com base em análises de dados, comportamento do cliente e preferências; aprimoramento estratégias de segmentação; oferecimento de conteúdo relevante para diferentes públicos; e melhorias no atendimento ao cliente em tempo real, aumentando a satisfação e fidelização.

 

Além disso, as análises antecipadas ajudam na identificação de leads promissores e previsão das tendências de mercado, colaborando na tomada de decisões estratégicas.

 

Por isso, se você deseja implementar ferramentas de IA dentro da sua marca com estratégia clara, comprometimento e recursos adequados, a indicação certa é a Sardinha

 

Com anos de experiência e um super time de especialistas, nós te ajudamos a dominar o oceano de tendências, além de oferecer o melhor e mais completo marketing digital para que você deposite sua confiança.


Acesse nossa página de soluções e descubra o que podemos fazer por você e seu negócio!