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Ambiente Instagramável

Com certeza você já percebeu algumas alterações de consumo nos últimos tempos. Elas são muitas! O alcance do digital transborda o ambiente online e chega também na “vida real”. Esses fenômenos de marketing estão por toda a parte, é só olhar com atenção.

Como exemplo recente, podemos pensar no caso da medalhista olímpica Rayssa Leal, fazendo uma dancinha do TikTok antes de sua prova de skate, que garantiu a ela a história medalha de prata. Esses reflexos nos fazem pensar, do ponto de vista de marketing, sobre o que é possível criar ou propor a uma marca, que abra um diálogo e aproxime a vida e experiência online e offline.

As marcas, percebendo isso, já organizam tendências. Essas novas possibilidades expandem as mentes e possibilidades de experiência, branding ou até mesmo ações de guerrilha.

Já ouviu por exemplo a palavra Instagramável ?

Ela já pode entrar nos dicionários, pois tem sido usada por profissionais de comunicação, designer e marqueteiros no mundo todo e significa simplesmente um lugar bonito o suficiente para servir de cenário inspirados para fotos. Que tal? É como se a noção estética das pessoas estivesse passando por uma transformação, que renova as maneiras de interagir nos espaços de consumo.

 

A intenção de criar um ambiente instagramável é motivar as pessoas a olharem e pensarem “quero uma foto aqui”. A busca por seguidores, ou mesmo o objetivo de pertencer ao grupo de influenciadores digitais é um dos motivadores para a criação de fotos inspiradoras em ambientes também inspiradores, ou “instagramáveis”.

Quais os objetivos diretos para uma marca querer criar ambientes Instagramáveis:

1. Criar presença digital;

2. Lembrança de marca;

3. Ser marcado nas redes sociais e, portanto, conseguir audiência orgânica;

4. Invista em experiências marcantes (os clientes adoram!)

Como criar um ambiente instagramável

Não basta ser bonito, para uma marca propor um ambiente instagramável, é necessário também que o visual proposto tenha relação com a marca. Por exemplo, se for uma marca esportiva, dá para recriar uma cena no topo de uma montanha. Se for uma agência de viagens, dá pra recriar um ambiente que simule um destino que está em promoção. A imaginação pode voar, a regra é criar o desejo de o possível cliente tirar a foto e marcar em suas redes sociais.

 

Por que no Instagram?


A rede é uma das mais populares do mundo, e as contas comerciais, que correspondem a 25% dos cadastros, movimentam milhões por ano. Existem empresas, inclusive, que consideram o Instagram como o seu canal principal de vendas, e utilizam os recursos comerciais oferecidos pela ferramenta. É comum que usuários sigam e interajam com as marcas que produzem conteúdos atuais. Mesmo que as tendências do Instagram mudem constantemente, o impacto visual conseguido através das fotos no feed e stories continuam sendo o principal objetivo na rede social, embora nos últimos tempos os vídeos verticais tenham crescido em aceitação e alcance orgânico.

 

Onde e como começar?

Criar um ambiente instagramável pode ser uma ação simples, e ficar até mesmo dentro do espaço físico, caso exista: uma parede na  loja, ou um cômodo, a entrada de um restaurante… ou mesmo uma ação pontual em um shopping, como em um quiosque. Tudo pode variar, dependendo do tipo de negócio e do espaço físico disponível. Grandes marcas como Melissa, Marisa, Vogue e Coca-Cola já começaram a investir na estratégia de criação de ambiente instagramável.

Esse tipo de audiência gerado organicamente, por marcação em posts ou que se transforma em informação que passa de um possível cliente a outro é muito valiosa, primeiro porque causa no cliente a sensação de estar vivenciando uma experiência junto a marca, e também por ser considerada uma estratégia relativamente barata, e de um investimento único. Estar presente na vida do cliente, ainda que seja na vida digital, é um passo muito importante para o crescimento de qualquer negócio.

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