Atualmente é um consenso no mercado de tecnologia e marketing virtual que os dados sobre uma persona ou consumidor estão cada vez mais valiosos

Como será o futuro sem os cookies?

Atualmente é um consenso no mercado de tecnologia e marketing virtual que os dados sobre uma persona ou consumidor estão cada vez mais valiosos. Nesse sentido, o Google ainda mantinha os cookies como uma ferramenta básica de rastreamento na internet, que permitia acompanhar a navegação dos visitantes de determinados sites, bem como as palavras digitadas, pesquisas realizadas, entre outras coisas.

Os cookies ficam armazenados no navegador e servem para traçar o seu perfil, ajudando sites a entender quais anúncios eles devem te mostrar. Desde que entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2020, todo site que você acessa te interrompe com uma janelinha perguntando se você aceita ser rastreado por cookies — uma exigência da nova lei que dá, em teoria, mais controle ao cidadão sobre o que acontece com seus dados na internet.

No entanto, recentemente o Google decretou que no futuro encerrará os cookies de rastreamento pessoal e já comunicou que não haverá substituição dessa antiga tecnologia por outro tipo de rastreador online individual. Obviamente que isso terá um impacto no dia a dia da linguagem virtual, mas ainda se tem muitas teorias sobre o que deverá suceder após essa mudança.

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Veja o impacto que isso pode ter no marketing digital

Na prática, especula-se que o futuro sem os cookies não seja tão diferente do que se imagina. Segundo alguns especialistas, há a possibilidade de, em vez de pedir para aceitar cookies, muitos sites passem a exigir seu email ou outras formas de identificação individual para continuar rastreando o navegante pela web.

No fim das contas, nada garante que os rastreadores similares aos cookies deixarão mesmo de existir no futuro. Alguns pesquisadores apontam que o futuro sem cookies pode reservar o surgimento de novas propostas que substituem essa ferramenta e são vistas com bons olhos pelo Google: é o caso dos Flocs, por exemplo.

Em linhas gerais, trata-se de um novo registro de comportamento na web através de dados anônimos (como o seu idioma e modelo de celular, nada que te identifique pessoalmente) e essas informações então são anexadas a um grupo de pessoas com interesses semelhantes. Os dados desses grupos seriam então oferecidos aos sites e empresas de marketing, mas nenhuma informação individual, como seu email, telefone ou endereço, seria compartilhada.

Portanto, essas novidades ainda estão muito longe do fim e muita água pode rolar nessa maré. Por isso é importante conhecer uma agência de marketing digital que entenda sobre os benefícios da internet e te atualize a respeito das novidades presentes no Google e no meio digital. 

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