Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/asardinha.com.br/public/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php on line 223 Warning: Undefined array key -1 in /home/asardinha.com.br/public/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php on line 695

O que é Metaverso?

O Metaverso é um universo que parece ter saído das páginas dos livros de ficção científica e foi parar nas mesas de investidores e grandes empresas.

 

Esse novo mundo é uma espécie de camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Assim, na prática, podemos entender como um ambiente virtual imersivo que é construído a partir de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.

 

Para exemplificar esse universo, pense no longa Matrix (1999). Neste filme, as pessoas vivem em uma realidade virtual, arquitetada por uma inteligência artificial – assassina – que utiliza os corpos para fazer a produção de energia. O metaverso segue essa mesma linha, mas sem a parte das máquinas vilãs – pelo menos por ora.

 

Segundo o gerente de marketing de indústrias da Akamai Technologies na América Latina, Helder Ferrão, ”o metaverso será um complemento da internet, possibilitando uma rede de simulações e mundos 3D renderizados em tempo real e que permitem que o usuário tenha sua identidade, objetos, realize pagamentos, estude, trabalhe e muito mais, tudo isso de forma sincronizada e com número ilimitado de usuários ao seu lado, cada um com sua sensação de presença.”.

Como surgiu o Metaverso?

O termo metaverso não é novo. Ele surgiu em 1992, quando o escritor estadunidense Neal Stephenson publicou um livro chamado Snow Crash, intitulado Nevasca no Brasil. O escrito é considerado um dos cem melhores romances em língua inglesa dos anos 90, segundo a revista Times.

 

A obra, que sincroniza realidade e ficção por meio de um jogo, conta a história de um entregador de pizza, na vida real, que é um samurai em um universo virtual chamado ”Metaverso”. O livro de ficção científica foi um dos gatilhos iniciais para o surgimento de jogos como Roblox, Fortnite e Minecraft – onde jogadores criam vidas paralelas em um ambiente virtual. 

 

No ano passado, o termo ganhou destaque após o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, modificar o nome da empresa e afirmar que o Metaverso é o futuro da internet e também da tecnologia em nossas vidas. 

 

A instituição investiu cerca de US$50 milhões no segmento. Essa atitude tem como objetivo planejar testes em universos digitais nos próximos dois anos e desenvolver suas aplicações entre 2031 e 2036.

E quais são as consequências disso?

Bom, a primeira consequência desse universo é o aumento do investimento das empresas na máxima integração entre aplicativos, sites e outras plataformas.

 

As plataformas que permitem a reunião de usuários, por exemplo, receberão destaque já que, através do Metaverso, será possível estudar, trabalhar e até mesmo se divertir, de forma 100% virtual. Além disso, esse mundo irá contribuir para o crescimento do trabalho remoto neste cenário pós-pandemia.

 

Outra consequência será o aumento de pagamentos on-line feitos com moedas virtuais, as chamadas criptomoedas. O Metaverso irá otimizar, ainda mais, essa modalidade de compras, uma vez que um grupo de usuários poderá consumir músicas, filmes e outros conteúdos disponíveis em serviços de streaming. Além disso, será possível emprestar, entre si, itens como e-books e roupas para os avatares.

 

Para Ferrão, a rotina no metaverso será dinâmica. “Uma pessoa que tem um avatar poderá assistir a um jogo de futebol no estádio, comprar uma camiseta do seu time de coração para seu avatar e para o avatar de outro usuário e pagará por tudo com suas criptomoedas. Isso é só um exemplo, as possibilidades são tão numerosas e promissoras que não é possível prevê-las de imediato, mas é possível se preparar para recebê-las da melhor forma”, afirma.

Sardinha: a indicação ideal para te ajudar a entender ferramentas de mercado

A Sardinha é a melhor indicação para te ajudar a entender ferramentas de mercado. Com experiência, oferecemos o melhor e mais completo marketing digital para que você deposite sua confiança.

 

Nossos serviços e especialidades têm como objetivo conectar as melhores ideias com as melhores tecnologias e ferramentas do segmento. Por isso, produzimos estratégias de marketing de conteúdo eficientes e relevantes, tendo em mente características específicas e diferenciais de nossos clientes. 

 

Atualmente a Sardinha se destaca por ser uma empresa em constante evolução e inovação de seus produtos, sempre elevando seu padrão de qualidade de qualidade de acordo com seus clientes. Apresentamos uma equipe de profissionais extremamente qualificada e comprometida com prazos e bom atendimento. 


Acesse nossa página de soluções e conheça mais sobre as soluções que oferecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *