Você entregaria nas mãos de outra pessoa ou empresa o seu negócio? Que você sempre zelou com tanto cuidado e criou com tanto trabalho.
Começo com essa pergunta para que você possa ir pensando e entendendo ao longo da matéria o porque é tão importante o seu negócio ter um site.
Já vejo você me perguntando e me falando:
– ” Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela internet ” ?
– ” Mas minha empresa é pequena porque preciso de um site ? ”
– ” Mas eu já tenho uma página no Facebook, para que preciso de um site ? ”
Vamos lá: Pensa em alguma coisa que você criou do zero, que você sempre cuidou como ninguém. Tratou como um filho.
Afinal , projetos nossos são nossos filhos né? Não queremos que ninguém meta a mão. Não queremos passar às responsabilidades a outras pessoas. Pois não sabemos se irão fazer com tanto zelo como nós.
Pois bem, por algum motivo, nessa situação, você teve que passar esse filho/projeto para outra pessoa cuidar para você. Então essa outra pessoa ficou com todas as responsabilidades sobre o seu filho/projeto.
Como ela é a responsável, ela pode fazer o que bem entender. Até mesmo, prejudicar seu filho/projeto caso ela queira.
E agora eu te pergunto: Você ficaria bem com essa situação ? De estar nas ''’mãos'' de outra pessoa?
Tenho certeza que não
Mas sinto lhe dizer: é assim que você se vê hoje não tendo um site e estando totalmente dependente das redes sociais para alcançar e compartilhar seus conteúdos com o seu público.
Estas redes sociais podem fazer o que bem entendem com o seu negócio. Podem mostrar seus conteúdos apenas para quem bem entende. Mudar como mudam, os algoritmos a todo momento, transformando cada vez mais em um labirinto no nível hard.
Ah, então não preciso estar presente nas redes sociais? Precisa !! Longe de não precisar. É importante estar presente e que você mantenha suas páginas em todos os principais canais que seu público está. Para assim, não perder nenhuma chance de conversão e até direcionar para o seu site.
Direcionando para o seu site, você consegue estar presente em todas as redes, tendo um lugar final como objetivo e onde você tem TOTAL controle: seu site.
Lembra daquele filme do Adam Sandler, chamado ”Click” ? É como você fica perante o seu site.
5 motivos para você ter o seu site
1. Para ser encontrada
O que adianta ser o profissional ou a empresa mais foda se as pessoas não conseguem saber e encontrar o que você faz? É essa a pergunta que você deve se fazer.
Quando o usuário está buscando algo, está curiosa ou quer saber sobre qualquer assunto, ela vai direto para o nosso melhor amigo: Google.
E você deve estar presente lá no topo para ser encontrado e mostrar quem é você e como sua empresa é foda.
2. Ganhar credibilidade
Vou só te fazer uma pergunta para você pensar: Se você conhece duas empresas concorrentes e uma empresa tem site e a outra tem apenas uma página no facebook. Qual você iria escolher?
3. Criar um relacionamento com o cliente
Desde que a internet virou nossa segunda roupa a forma de consumo mudou. Os usuários não possuem mais apenas um papel reativo.
Eles já chegam pesquisando e entendendo um pouco sobre sua empresa e sobre a concorrência antes de tomar a decisão de compra.
Mas calma, Isso é normal.
E é nesse ponto que é importante você ter um site.
Para poder entregar conteúdos ricos em informações e mostrar para o usuário que você tem capacidade de atender suas necessidades com excelência;
Criar uma central de relacionamento, falando sobre as dúvidas mais frequentes dos clientes;
Ter um chat em tempo real para atender seus clientes,
E muitas outras possibilidades.
O importante aqui é você usar todas as ferramentas a seu favor. Fazendo com que o usuário confie na sua empresa.
O importante aqui é você usar todas as ferramentas a seu favor. Fazendo com que o usuário confie na sua empresa.
4. Aumentar as vendas da sua empresa
Após você atrair, converter e se relacionar com o cliente, chega a hora de vender. Certo ?
Não necessariamente você venda produtos ou serviços online. Se não vender, não ache que esse ponto não serve para você.
Se você não vender produtos ou serviços online, você deve usar o site como um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente.
E se de fato, você vender algo online, digamos, self-service, com o site você transformará o seu negócio em algo escalonável. Não precisando se limitar ao horário comercial.
5. Ter controle da sua empresa
Para concluir eu fecho com essa último motivo. Quando a estratégia de Marketing Digital tem como foco o resultado, a essência vem pro site . É por ele que você vai passar credibilidade para o seu negócio, expandir suas vendas e melhorar o relacionamento com a sua audiência.
Agora me responde nos comentários: você não precisa de um site ?