UX: tudo que você precisa saber

Toda pessoa que trabalha no segmento de gestão de marketing digital já ouviu falar sobre a UX, conceito que significa nada mais que a experiência do usuário. 

 

Trata-se de uma métrica fundamental para garantir o sucesso de um negócio, pois, atualmente, ter uma página que ajude a converter mais é tão importante quanto marcar presença na web. Dessa forma, é possível afirmar que os seus potenciais clientes não querem apenas preço, eles também procuram um site que ofereça uma boa navegação. 

 

A experiência do usuário visa englobar todos os pontos de contato de um cliente com algum elemento da marca, ou seja, é toda vivência que uma pessoa terá ao utilizar seu produto ou serviço, incluindo também a parte emocional. Após a transformação digital, essa experiência se voltou principalmente para sites, aplicativos móveis, ferramentas e outros recursos similares.

Por exemplo, quando pensamos em um e-commerce, a primeira coisa que vem em mente é que nossa intenção é que o usuário se sinta à vontade e tranquilo para comprar na sua loja. Dessa forma, quando um visitante acessa o seu site e tem uma experiência satisfatória, aumenta demais as chances de ele voltar à página, efetivar uma ou mais conversões e ainda indicar a empresa.

Do ponto de vista conceitual, podemos concluir que, resumidamente, os 5 principais pilares da experiência do usuário são:

 

  • Atrativo Visual: uma primeira impressão é sempre impactante e atraente para qualquer usuário;
     
  • Usabilidade: o site deve ser simples e fácil de navegar;

  • Utilidade: o conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário;

  • Acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado;

  • Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

Qual a importância do UX no mercado?

Ao longo do tempo, esse conceito vem sendo ampliado no campo de estudo para conquistar cada vez mais espaço na área do Design em razão do aumento da concorrência em todos os mercados, uma vez que o comportamento de consumo tem mudado.

 

Nesse sentido, a jornada de compra também se transformou radicalmente. Se antes era preciso ir à uma loja para obter mais informações sobre qualquer produto ou serviço, hoje basta acessar sites, blogs e redes sociais para comparar preços e conseguir recomendações.

 

Com tantas opções de marcas à disposição, os consumidores podem se dar ao luxo de valorizarem as que conseguem oferecer experiências positivas a eles. Por esse motivo, promover uma melhor UX significa garantir uma interação abrangente com a marca de forma satisfatória em todos os aspectos, sem deixar nenhuma ponta solta. Em geral, cuidar desse elemento e colocar o usuário no centro torna o modelo de negócio verdadeiramente viável, sendo sinônimo de maiores possibilidades de atração, conversão e fechamento de oportunidades de venda.

Quais benefícios de uma boa experiência do usuário?

Em geral, uma das principais vantagens é que o fator determinante para aprimorar as melhores iniciativas de experiência do usuário são as necessidades específicas da marca. Nesse sentido, é possível desenvolver sistemas e processos específicos que atendam às demandas de determinado negócio. Além disso, outros benefícios consideráveis são: 

  • Gera uma boa impressão
  • Ajuda a converter visitantes em clientes
  • Fideliza os usuários
  • Te ajuda a prestar um atendimento de qualidade
  • Melhor o monitoramento dos resultados
  • Aumenta a taxa de conversão e o tempo de sessão
  • Diminui a taxa de rejeição

Sardinha: a agência mais indicada para melhorar a UX do seu negócio

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