H2H é uma tendência do marketing que tem ganhado cada vez maior relevância em função de sua modernidade
A Sardinha planeja e cria o conteúdo ideal para otimização dos conteúdos
Atualmente não resta mais dúvidas que a internet proporciona maior facilidade na comunicação e estabelecimento novas formas de se relacionar profissionalmente. Dessa forma, é possível observar cada vez mais o público tornando a relação entre cliente e empresa mais próxima e afetiva, abrindo espaço para um novo modelo de negócios e marketing denominado H2H.
Sabemos que negócios são feitos entre pessoas, mesmo que elas representem instituições de todos os tamanhos ou caracterizem seus negócios dentro do escopo de mercado B2B. Nesse sentido, o marketing H2H tem como prioridade para as organizações manter o cliente fidelizado e satisfeito com o serviço prestado.
O foco do marketing H2H é o elemento humano, entender suas necessidades, emoções e anseios, mantendo a consciência de que qualquer empresa é composta por e para pessoas. A principal ideia dessa estratégia é facilitar a interação com o cliente, evitando linguagem complicadas, siglas que possam confundir os clientes e facilitar a criação de elos emocionais fortificados.
Portanto, o intuito do H2H não é oposta ou muito divergente dos métodos tradicionais, na verdade é só uma estratégia de marketing para simplificar a comunicação e aproximar o cliente. Dessa forma, essas siglas que muito confundem o entendimento do consumidor são dispensadas, usando apenas o termo negócios feitos entre empresas e feitos entre empresas e pessoas físicas.
No final das contas os negócios sempre serão feitos entre pessoas, mesmo que o propósito não seja a venda para o consumidor final e sim para outra empresa. Por essa razão, as estratégias de marketing H2H devem ser feitas pensando nas pessoas de forma simples, objetiva e, ao mesmo tempo, sofisticada que expresse credibilidade. Afinal, se os consumidores não entenderem a mensagem que estamos querendo passar, como poderemos ajudá-los?