O que é uma loja online?

Um dos componentes essenciais para o comércio eletrônico é a loja online – uma plataforma virtual que permite a venda de produtos e/ou serviços de uma empresa. Abrangendo desde pequenos estabelecimentos individuais até grandes mercados, ela proporciona o fácil acesso a uma variedade de artigos, de maneira eficaz e conveniente, sem precisar sair de casa.

Sendo o equivalente a um ambiente físico tradicional, uma loja online geralmente possui os seguintes elementos:

Além disso, essa plataforma contém recursos de segurança, como criptografia e proteção antifraude, garantindo que os dados pessoais e transações financeiras sejam preservadas.

Existe diferença entre loja virtual e e-commerce?

Apesar de serem comumente relacionados e tratados como sinônimos, existem algumas divergências entre os conceitos. Olha só:

Uma loja virtual refere-se, especificamente, a uma vitrine online onde seus produtos e/ou serviços são exibidos para venda. Ela é uma parte do comércio eletrônico e não o todo. Neste caso, temos a presença de nome, marca, domínio e identidade visual próprios.

Já o e-commerce engloba todas as atividades comerciais realizadas eletronicamente – e isso inclui a existência de uma loja virtual. Incorporando inúmeros modelos de negócio, como serviços de assinatura e sites de reserva, por exemplo, ele pode ser realizado das seguintes maneiras:

Outro detalhe importante, que deve ser destacado como uma diferença, é que uma loja virtual é o ponto de venda digital de uma marca já existente no meio físico, mas que deseja ampliar seu campo de atuação. São raros os casos em que ela é imediatamente iniciada no formato de comércio eletrônico.

Quero vender online. Qual a melhor plataforma para isso?

Se você chegou até aqui, acreditando que contaríamos a melhor plataforma para inserir sua loja, estamos aqui para dizer que não temos uma resposta única. Tudo depende da forma desejada para conduzir o negócio.

 

Mas não precisa se desesperar. Isso porque o #TeamCardume separou 5 recomendações para você colocar seus objetivos em prática e alavancar as vendas mundo virtual:

 

1. Woocommerce

 

Esse software gratuito é um plugin open source de e-commerce, projetado para comerciantes online de pequeno a grande porte. Quando instalado junto ao WordPress, ele ajuda na construção da vitrine com: personalização do visual da loja, sistema de processamento de pedidos, integração de sistemas de pagamento e ausência de limite para quantidade de produtos/serviços.

 

2. Shopify

 

Plataforma que permite a criação de lojas online e sistemas de varejo por qualquer pessoa. Com clientes em todo o mundo, o Shopify conta com diversas funcionalidades, interface intuitiva, design responsivo e aplicativo próprio para realizar o controle de estoque. Atualmente, conta com três tipos de plano, oferece 3 dias gratuitos para teste e tem seus preços em dólar (de U$14/mês até U$299/mês)

 

3. Magazine Luiza

 

A principal empresa de tecnologia aplicada ao varejo do Brasil possui o e-commerce mais premiado do país. Com o Magazine Luiza, você divulga os produtos da sua loja, aproveitando a visibilidade da instituição e seus recursos de logística e pagamentos. Aqui, não há cobrança para seu registro como vendedor e cadastro de produtos, apenas taxas a cada venda (que variam de 10 a 20%). 

 

4. Mercado Livre

 

Com gratuidade no plano com anúncios sem impulsionamento e muita visibilidade, o Mercado Livre é reconhecido por realizar a entrega mais rápida do Brasil. Embora siga os mesmos passos do Magazine Luiza, ele permite anúncios em PF ou PJ, uso de templates customizados e tem menores prazos para a publicação dos produtos. A única tarifa fixa é de R$5,50 por unidade vendida (aplicada para itens de até R$79).

 

5. Shopee

 

Marcada pela grande ascensão entre diversos lojistas locais, a Shopee é líder em e-commerce no Sudeste Asiático e considerada a plataforma favorita dos usuários. Sendo um canal de vendas sem complicação, ela apresenta grande visibilidade na mídia, comissão padronizada e envios gratuitos nacionais e internacionais. Suas taxas variam entre: 14% para vendedores que não fazem parte do Programa de Frete Grátis; ou 14% + 6% para vendedores que fazem parte do mesmo.

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