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Se você quer ter resultados muito mais eficientes, com certeza não vai ter como escapar do marketing de performance. Esse tipo de estratégia, está ligada ao marketing digital e tem como objetivo principal justamente os resultados. Para saber se a estratégia está caminhando para onde se deseja, os dados são peça chave, pois eles que guiarão os profissionais, que irão observar o que traz resultados, ou seja, o que performa bem, e o que não faz sentido para aquela estratégia.

 

Dentro das estratégias de performance, é preciso sempre fazer testes, os maiores especialistas no assunto, defendem a importância do teste A/B, que consiste em analisar e comparar um resultado com o outro, para ter certeza numérica de qual caminho faz mais sentido. Isso significa dizer que esse tipo de marketing é capaz de responder de uma maneira certeira se o investimento em marketing está fazendo sentido ou não, e revelar ainda mais detalhes, como: qual o valor máximo indicado para ser investido em cada canal, quanto custa para trazer um novo cliente ou converter uma venda, quando custa trazer uma nova pessoa interessada em meu produto. Incrível, né? Um retrato numérico e exato do seu marketing digital.

Quais as siglas mais famosas e indicadores que o marketing de performance pode fornecer:

  • CPC: Significa “Custo por Mil Impressões”, ou seja, quanto se paga a cada 1000 anúncios que são exibidos. 

  • CPA: Signfica “Custo por Aquisição” ou “Custo por Ação”, onde o anunciante só paga se houver interação com o anúncio.

  • CPL: “Custo por lead”, que informa quanto está sendo pago por cada novo lead gerado.

  • KPI: Indicador de desempenho, serve para medir os progressos, os crescimentos obtidos em determinados espaços de tempo.

Os dados são confiáveis?

Os dados fornecidos por ferramentas são super confiáveis. O Google Analytics por exemplo é capaz de contabilizar quantas pessoas estão em seu site naquele momento, em tempo real. Ferramentas gratuitas e pagas, nacionais e internacionais, surgem todos os dias, e prometem desvendar cada vez mais o seu negócio e o comportamento de consumo dos seus clientes. 

A questão é: o que fazer com essas informações? O grande problema, em muitas empresas, é que as informações acabam se perdendo, ou ficam desorganizadas. É importante organizar tudo em relatórios mês a mês, para ir entendendo a cada campanha, o retorno do investimento em marketing.

Para analisar dados também é preciso experiência e crítica, pois eles podem não ser muito óbvios, por exemplo, se você não tem curtidas em uma rede social, não significa que não tenha engajamento. Os dados devem ser cruzados e acompanhados ao logo de um tempo para que possam ser lidos e entendidos com cautela.

Informações devem ser consideradas

Aquela máxima vale também para o marketing de perfomance: informação vale ouro, e quanto mais, melhor. Todas as informações e resultados aos quais você tiver acesso podem ser consideradas, mesmo que não exista um histórico prévio. Também é importante lembrar que as oscilações de mercados e datas sazonais podem interferir nos números, e que isso varia muito de um segmento para o outro, por isso, a consideração de ter profissionais de qualidade fazendo sua estratégia é muito relevante, para que os números aos quais você tem acesso não seja somente números vazios.