Site e landing page

você sabe a diferença?

Veja a importância de adotar esse conceito

Atualmente, um dos principais pilares para qualquer empreendedor que esteja iniciando no marketing digital é apresentar um site profissional e bem desenvolvido da sua empresa. No entanto, de nada basta apenas um site atrativo se não houver estratégias para aumentar o tráfego em sua plataforma. Por essa razão, o conceito de Landing Page se tornou essencial para aumentar a taxa de conversão e gerar maior navegação ao site.

Landing Page consiste em uma estratégia de comunicação que traça um destino virtual, normalmente ligado ao seu site principal, onde os visitantes colocam dados pessoais, como nome e e-mail, em troca de algum conteúdo. Esse material ofertado e baixado por um visitante é denominado isca digital ou recompensa digital.

As Landing Pages podem ter dois focos principais: serem páginas clicáveis ou para geração de leads. No primeiro caso, são aquelas que contém mais informações sobre determinado produto ou serviço, com o intuito de aguçar a curiosidade do visitante em adquirir a oferta. Estas são mais utilizadas em e-commerces; já a geração de leads permite ao empreendedor construir a sua própria lista de contatos e realizar e-mail marketing, se tornando uma uma importante ferramenta no marketing de conteúdo quando se busca um relacionamento de longo prazo com o público-alvo. 

As informações fornecidas pelo usuário dentro da landing page produzida pela agência digital serão usadas posteriormente em campanhas digitais, sobretudo em ações feitas para o inbound marketing. Portanto, essa estratégia geralmente serve como base métrica para estabelecer uma futura comunicação estratégica mais assertiva com o público-alvo de determinado segmento.

Como estabelecer a comunicação em uma landing page?

Sua landing page deve conter inúmeras informações para chamar a atenção do seu visitante. Para isso, é preciso se atentar a algumas estratégias específicas para realizar esse objetivo de forma mais coesa. São elas:

Busque apresentar uma headline clara e concisa

Boas headlines devem se dirigir às pessoas de forma direta, apresentando o que elas terão ao fornecer seus dados. Portanto, é sempre interessante utilizar um cabeçalho norteado para a ação. 

Descrição da oferta

Ofereça uma explicação breve e direta sobre o que consiste sua oferta, apresentando detalhes dos benefícios que a persona teria ao acessar seu material, produto ou serviço. O recomendado é utilização de poucas linhas, para o texto não ficar muito cansativo. Busque informar de modo atrativo e prático. 

Se for possível, tenho menos campos no formulário

Um formulário de captura deve conter apenas as informações necessárias ao seu negócio. No geral, ele deve se espelhar em sua oferta. Nesse sentido, pedir muitas informações pode afastar o usuário da sua landing page e prejudicar suas conversões.

Não se esqueça de utilizar CTA

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que sua landing page contenha um botão que convide as pessoas a clicarem e comprarem. Para isso, o CTA deve se destacar do resto da página com cores ou tamanhos diferentes, por exemplo.

Confira os principais benefícios de uma landing page

  • Facilitar o seu cliente a encontrar o que ele buscava (o seu produto);
  • Conversar diretamente com sua audiência através de um local próprio;
  • A landing page é um recurso muito indicado para turbinar o inbound marketing de uma empresa;
  • Tem custo praticamente zero em relação a divulgação em mídias tradicionais;
  • É uma página temporária, por esse motivo você pode criar uma para cada nova oferta que você tiver;
  • Em termos de conversão, é uma página mais eficiente em relação às do seu site juntas;
  • Permite que você faça teste A/B, ou seja, mudar pequenos detalhes como cor do botão ou título e avaliar qual opção traz mais resultados.

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