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Insights sobre a

Black Friday 2023

A Black Friday no Brasil

Em 2010, algumas empresas e varejistas online adotaram a prática dos descontos agressivos no último fim de semana de novembro. A princípio, a adesão não foi tão expressiva, mas foi ganhando popularidade entre os compradores brasileiros ao longo dos anos.


Veja abaixo os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, NielsenIQ Ebit e ClearSale, mostrando a evolução das vendas relacionadas à Black Friday:

O ponto culminante desse crescimento ocorreu em 2022, quando as vendas atingiram a impressionante marca de R$6,1 bilhões. Esses números marcam a consolidação da Black Friday como um dos eventos mais relevantes e lucrativos para o comércio no Brasil.

 

Contudo, apesar das expectativas otimistas da CNC para a edição deste ano, estimando um movimento de R$6,9 bilhões, os números registrados entre quinta-feira (23) e sábado (25) apresentaram um valor de R$4,5 bilhões em vendas. 

 

Segundo o executivo responsável pela NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai, ”a avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafiador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”.


Para ele, ”o consumidor adotou uma postura mais cautelosa”, por isso as compras não se concentraram na data oficial, mas sim, foram distribuídas durante o mês – no Esquenta Black Friday ou Black November.

Ainda vale a pena investir nessa campanha em 2024?

Mesmo com os números de 2023, a resposta é sim!

 

A Black Friday continua sendo um grande impulsionador do consumo e do comércio. Os clientes aguardam ansiosos por essa data para realizar suas compras planejadas, antecipando a aquisição de itens desejados a preços mais acessíveis. Para os anunciantes, representa uma oportunidade única de alavancar as vendas antes do Natal, a época mais movimentada do ano.

 

Além disso, ela representa a chance de:

Construir lealdade

Ao oferecer descontos, promoções exclusivas e, principalmente, experiências positivas, você tem a possibilidade de conquistar a fidelidade dos clientes a longo prazo.

Testar novos produtos ou serviços

Que tal apresentar novidades no mercado? Assim você poderá receber feedbacks e insights valiosos sobre a aceitação e demanda por novos lançamentos.

Limpar estoques

Se sua empresa tem volumes acumulados, a Black Friday é uma oportunidade para se livrar desses itens, gerando receita e espaço para novos produtos.

Expandir seu alcance e visibilidade

Utilizar estratégias de marketing direcionadas durante esse período podem ampliar sua base de clientes, aumentar a credibilidade e valor percebido pelos consumidores, e fortalecer seu negócio.

Mas como fazer isso?

Na Sardinha, entendemos que a combinação entre estratégias inteligentes e profissionais qualificados é a chave para você oferecer produtos/serviços de qualidade excepcional e vender mais na Black Friday – ou qualquer outra data sazonal.

 

Por isso, o Team Cardume não apenas domina uma gama diversificada de técnicas, mas também sabe como aplicá-las de maneira eficaz. Somos um grupo de especialistas apaixonados pelo que fazemos e comprometidos em oferecer soluções personalizadas para cada cliente.

 

Como compreendemos que cada projeto é único, investimos tempo e esforço para entender profundamente suas necessidades e metas. Isso nos permite criar planos específicos e sob medida para cada desafio apresentado.

 

Estamos constantemente inovando, testando novas abordagens e otimizando processos para garantir que o seu sucesso seja impulsionado.

 

Descubra tudo que podemos fazer pela sua organização acessando nossa página de soluções!

 

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