Após o anúncio do longa, ”começaram” os trabalhos da equipe de Marketing. Inicialmente, as redes sociais foram preenchidas por fotos personalizadas dos usuários no pôster do filme, com os dizeres ”This Barbie is a___” (em tradução livre: esta Barbie é um(a)___).
A integração da Inteligência Artificial foi uma ideia genial – até porque, convenhamos, todas as pessoas que utilizam Instagram e Twitter, por exemplo, são cativadas pela IA hoje em dia. E o resultado dessa proposta gerou o buzz esperado: interatividade e compartilhamento generalizado.
Além disso, a marca estabeleceu um relacionamento profundo com os clientes de longa data. Utilizando a nostalgia a seu favor, a Mattel explorou a relação emocional e as memórias afetivas do público com a boneca – como foi o caso de uma Barbie riscada e com cabelo totalmente destruído (algo que a maioria das pessoas fez na infância).
Porém, as ações não pararam por aí. Isso porque nos deparamos com:
- Parcerias no Metaverso, como foi o caso da Forever 21 e Roblox;
- Xbox disponibilizando uma réplica dos carros do Ken e da Barbie no jogo Forza Horizon 5;
- Airbnb disponibilizando duas estadias na casa do Ken em Malibu, na época de estreia;
- Linhas de maquiagem e roupas para jovens e adultos em inúmeras lojas;
- Experiências em alto mar, realizadas em cruzeiros;
- Burger King colocando à venda um sanduíche com molho rosa, milkshake e donut. Aos que pediam combo completo, a refeição era entregue em uma caixinha exclusiva.
Observando os tópicos acima, podemos perceber que o Marketing do filme não foi somente feito pela equipe do live-action. Aproveitando-se do movimento Barbiecore, as empresas expandiram seus mercados, aumentaram a visibilidade, fortaleceram sua imagem e atraíram novos clientes.
A ideia da Mattel de seguir em frente com a criação do filme foi excelente, porque gerou uma quebra dos estereótipos de ”mulher perfeita”, trouxe um comportamento repleto de questionamentos do século 21, fez um reposicionamento de marca, criou gatilhos de curiosidade e humanizou a figura da boneca.
Por isso, se você busca realizar ações de sucesso, realmente entendendo com quem precisa se comunicar, a indicação certa é a Sardinha. Com anos de experiência e um super time de especialistas, nós te ajudamos a dominar o oceano de tendências e oferecemos o melhor e mais completo marketing digital para que você deposite sua confiança.
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