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Benchmarking e a importância
para o marketing digital
Uma estratégia bem feita de benchmarking será excelente para seu negócio
Benchmarking é um conceito que tem sua tradução algo próximo à “ponto de referência”. Trata-se de um processo de estudo e pesquisas entre empresas do mesmo segmento com a finalidade de analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos demais concorrentes.
Em quase todas as esferas de nossas vidas, a comparação sadia é uma boa base para avaliar o valor daquilo que criamos ou fazemos. Quando pensamos em negócios, esse conceito faz mais sentido ainda: é preciso avaliar o mercado, para isso é fundamental estabelecer um comparativo no segmento e estabelecer projetos, planos e até metas. Nesse sentido, o benchmarking é uma ferramenta valiosa que permite pensarmos em como estamos nos saindo em relação à concorrência.
Na estratégia de benchmarking deve se levar em consideração uma avaliação correta das informações coletadas. Para criar uma verdadeira inteligência de mercado com monitoramento sofisticado, é preciso entender o que os dados significam e como eles podem beneficiar a sua empresa.
Para realizar corretamente o benchmarking, não basta coletar dados e compará-los. É preciso seguir alguns princípios éticos, garantindo não só a boa execução do processo, mas também resultados. É importantíssimo que todos os dados sejam obtidos de maneira legal e transparente. Além disso, a confidencialidade é um elemento indispensável, uma vez que essa estratégia deve ser utilizada para o desenvolvimento do próprio negócio, jamais para prejudicar a concorrência.
Entender a importância do benchmarking é fundamental para crescer e desenvolver, uma vez que esse estudo nos ajuda a saber como nos posicionamos em relação aos outros. Este é um fator crucial para as empresas porque as empurram em direção à adoção de melhorias nos processos. Portanto, trata-se de uma forma de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos dos seus concorrentes.
O uso correto do benchmarking pode trazer incontáveis benefícios, como:
auditar a abordagem atual das ferramentas de marketing e identificar áreas que carecem de mudanças e melhorias;
descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;
identificar novas tendências e sair à frente;
receber novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
ganhar uma base argumentativa para discutir o curso de novos investimentos no futuro;
criar um plano para desenvolver novas estratégias e habilidades que colocarão a empresa no rumo do crescimento.
Sardinha: a agência mais capacitada para produzir toda sua estratégia de benchmarking
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