No universo jurídico, o Código de Ética não permite que advogados façam propaganda para captar clientes. Isso porque essa prática, por vezes, não é bem vista e até mesmo tratada como algo proibido. 

Mas não se engane, desde 17 de junho de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil aprova o uso de marketing por escritórios e advogados, por meio do Provimento 205/2021.

Então, apesar da publicidade ferir o regimento da OAB, o marketing jurídico é permitido e não é muito complicado de ser feito com qualidade. Assim, estes profissionais podem utilizar dessa ferramenta para prospectar potenciais clientes e, juntamente com sua competência profissional, crescer no mercado.

Mas o que seria Marketing Jurídico?

Marketing jurídico nada mais é do que uma estratégia de posicionamento para os advogados no mercado.

Essa ferramenta irá possibilitar que este profissional mostre suas especialidades e quais problemas é capaz de resolver. Isso é o que trará para o negócio não só clientes, mas os clientes certos.

Segundo o Código de Ética da OAB, o Capítulo IV, artigo 28:

“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.

Ou seja, desde que feitos de forma correta e moderada, este profissional pode criar conteúdos informativos e educacionais nos meios eletrônicos – inclusive em redes sociais – e, assim, gerar oportunidades de negócio.

Entenda o porquê fazer marketing jurídico

Por ser composto de atividades, estratégias e processos, o Marketing Jurídico é utilizado por profissionais que desejam ganhar destaque perante o público e conquistar seu espaço no mercado. 

Assim como todo negócio, um escritório de advocacia sobrevive de clientes. E para que seu funcionamento seja sustentável, é preciso que determinadas técnicas sejam empregadas para auxiliar na captação de consumidores.

Dentre os grandes benefícios, podemos destacar:

  • Relevância diante da concorrência;
  • Conteúdo feito diretamente para clientes mais propícios a fecharem negócio;
  • Estabelecimento de um relacionamento forte com os consumidores;
  • Divulgação de conteúdos educativos que auxiliem na resolução de problemas;
  • Rapidez no alcance de metas e objetivos.

 

Ao contrário do que pensam, essa prática não se trata de “promoção” no sentido comum da propaganda, mas de tornar claro as habilidades e especialidades, e também quais problemas podem ser resolvidos por este profissional.

Afinal, quanto mais prestativo seu escritório for, mais valores serão agregados ao cliente. E, como consequência, isso irá gerar mais credibilidade  e autoridade para o seu negócio.

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