No universo jurídico, o Código de Ética não permite que advogados façam propaganda para captar clientes. Isso porque essa prática, por vezes, não é bem vista e até mesmo tratada como algo proibido.
Mas não se engane, desde 17 de junho de 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil aprova o uso de marketing por escritórios e advogados, por meio do Provimento 205/2021.
Então, apesar da publicidade ferir o regimento da OAB, o marketing jurídico é permitido e não é muito complicado de ser feito com qualidade. Assim, estes profissionais podem utilizar dessa ferramenta para prospectar potenciais clientes e, juntamente com sua competência profissional, crescer no mercado.
Marketing jurídico nada mais é do que uma estratégia de posicionamento para os advogados no mercado.
Essa ferramenta irá possibilitar que este profissional mostre suas especialidades e quais problemas é capaz de resolver. Isso é o que trará para o negócio não só clientes, mas os clientes certos.
Segundo o Código de Ética da OAB, o Capítulo IV, artigo 28:
“O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade”.
Ou seja, desde que feitos de forma correta e moderada, este profissional pode criar conteúdos informativos e educacionais nos meios eletrônicos – inclusive em redes sociais – e, assim, gerar oportunidades de negócio.
Por ser composto de atividades, estratégias e processos, o Marketing Jurídico é utilizado por profissionais que desejam ganhar destaque perante o público e conquistar seu espaço no mercado.
Assim como todo negócio, um escritório de advocacia sobrevive de clientes. E para que seu funcionamento seja sustentável, é preciso que determinadas técnicas sejam empregadas para auxiliar na captação de consumidores.
Dentre os grandes benefícios, podemos destacar:
Ao contrário do que pensam, essa prática não se trata de “promoção” no sentido comum da propaganda, mas de tornar claro as habilidades e especialidades, e também quais problemas podem ser resolvidos por este profissional.
Afinal, quanto mais prestativo seu escritório for, mais valores serão agregados ao cliente. E, como consequência, isso irá gerar mais credibilidade e autoridade para o seu negócio.
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