Community Manager: tudo que você precisa saber!

Atualmente o marketing digital se tornou fundamental para empresas que buscam crescer e se tornar mais competitivas. Isso porque apenas uma forte atuação digital possibilita alavancar o alcance de uma marca, bem como melhorar seu engajamento e melhorar o conhecimento da marca no mercado. 

 

Se você for empreendedor de uma startup, investidor ou grande empresa, provavelmente já ouviu falar do termo Community Manager, não é mesmo? Esse profissional tem sido cada vez mais requisitado, pois tem como tarefa lidar com os diferentes tipos de comunidade que se relacionam com uma organização.


Quer entender melhor sobre essa estratégia? Então leia com atenção esse conteúdo que a agência Sardinha preparou para te explicar porque adotar essa estratégia é a escolha ideal. Confira!

Veja a importância de adotar esse conceito

O Community Manager é uma novidade importante de fazer marketing, pois tem a finalidade de aproveitar melhor os canais digitais, se adaptar ao comportamento do consumidor, além de alcançar os objetivos de marketing que toda empresa busca: reputação, vendas e clientes fiéis. 

 

Antes de entender do que se trata o Community Manager, é preciso saber qual o conceito de comunidade no marketing digital. Comunidades são grupos de pessoas organizados em torno de características em comum. Para traçar corretamente esse perfil é preciso um planejamento e uma estratégia de engajamento com seus membros. 

 

O Community Manager pode ser traduzido para gerente de comunidade, pois esse profissional utiliza comunidades, como as citadas acima, para estreitar os relacionamentos entre marca e cliente, além de passar o valor do negócio para o consumidor.

 

O Community Manager é o profissional que se relaciona com a comunidade de uma organização. Ele é responsável muito pela parte de interlocução com a comunidade e sua função se encaixa em determinados tipos de empresa, que precisam lidar ativamente com esse planejamento. É preciso que ele articule as conexões com startups, empresas e investidores, sendo responsável por construir, fomentar e estimular toda a comunidade.

 

Os gerentes de comunidades são responsáveis por construir e manter a comunidade da marca no mercado – tanto online quanto offline – e administrar a percepção do público. O trabalho do Community Manager requer o engajamento do público em uma variedade de meios, incluindo fóruns online, plataformas de mídia social, grupos no WhatsApp ou Telegram, grupos presenciais e muito mais para alcançar todos os públicos e locais em que estão

Ainda em dúvida sobre o que um Community Manager faz? Confira!

Com tanto público em diversos canais, a atuação do Community Manager é representar a empresa, seu tom de voz, sua cultura e objetivos em interações com esses consumidores. A atuação do gerente de comunidades também é instruir, orientar e guiar o cliente ao momento de comprar, de sair satisfeito pós-venda e de se tornar fiel.

 

Em termos práticos, algumas das rotinas diárias de um Community Manager são:

  • Avaliar qual porcentagem de seguidores das mídias sociais aumentou este mês
  • Perceber a quantidade de crescimento em conversões de mídia social que se busca com a campanha
  • Perceber como os canais de relacionamento da comunidade estão representados na porcentagem de vendas
  • Trazer maior visibilidade e melhor reputação da marca;
  • Aumentar os seguidores, tráfego e assinantes;
  • Ter maior engajamento e conversões;
  • Abrir de novos canais de atendimento ao cliente;
  • Ter um maior e mais forte relacionamento com o cliente, a fim de criar fidelização;
  • Recepcionar e atender visitantes e residentes;
  • Organizar as salas de reuniões e auditórios para eventos;
  • Criar um calendário mensal de eventos;
  • Promover o encontro de residentes por meio de rituais de comunidade;
  • Mensurar os resultados e atividades;
  • Visar pela satisfação dos residentes, respeito à infraestrutura do espaço e qualidade de interações em comunidade.

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