acabou o arrasta p cima

O Instagram já figura entre as redes sociais de mais sucesso no mundo! O velho jeito de usar, colocando fotos atraentes e impactantes, já foi revisitado e a cada dia novas maneiras de explorar cada canto do APP são incluídas. Essas novidades sempre dão muito o que falar, principalmente pois as marcas, que antes não pareciam bem-vindas na ferramenta, hoje contam com recursos que deixam a experiência do usuário muito mais interessante, embora ainda exista muita crítica sobre o algoritmo ou as permissões para as marcas.


O link que gerou um jargão entre as influenciadoras, o “Arrasta pra cima”, já não existe mais na maioria das contas., ele será substituído por um clique em uma figurinha no stories, porém, permanece restrito a quem tem mais de 10k seguidores. O Instagram comunicou a CNN que está “avaliando se o acesso ao link será expandido para mais contas no futuro, levando em conta aspectos como integridade e segurança e como isso poderia impactar na disseminação de desinformação e spam”.

Ao que parece, as marcas e influenciadores terão privilégios no uso do Instagram, tendência que se mantém desde que a rede foi “integrada” ao Facebook. O recurso de “loja” e marcação de produtos que podem ser relacionados diretamente ao site na ferramenta não é muito antigo. Ao longo do tempo, a rede veio mostrando mais abertura e simpatia com quem quer comprar e vender através dela, e hoje permite que milhares de empresas nasçam e permaneçam sobrevivendo somente virtualmente através do Instagram.

Mas e quem não tem 10 mil seguidores?

Mesmo quem não tem 10 mil seguidores pode usar muitos outros recursos da plataforma, mas não esse de clique direcionado para fora.

Esse ponto, sobre link clicável, sempre foi uma questão no Instagram, já que os links citados como legenda nos posts não oferecem direcionamento também, e aparecem somente como um texto comum.

Só um espaço no Instagram, para quem não atingiu os 10 mil seguidores, direciona os usuários para fora da rede, que é no link de site abaixo da bio, que o usuário pode preencher quando vai criar o perfil. Para usar, basta ir em “Editar Perfil” e incluir o link do site. Como é permitido o uso de apenas um link, o que as marcas optam por fazer é usar alguma ferramenta de hospedagem e direcionamento de links, como o LinkTree, Camptree, Contact in Bio ou LinKr.In.

Buscando excelência!

O Instagram mudou muito desde o seu surgimento. E, assim como outras redes, passou por ondas. A primeira onda, de foto e legenda descritiva, como se fosse um álbum de memórias, já não condiz com a realidade cada vez mais dinâmica da rede. O próprio story, que apaga o conteúdo em 24h, renovou a maneira de se consumir vídeo. Os recursos de interação, como enquetes, marcadores, música de fundo, localização, gifs animados e mesmo as ferramentas nativas de edição que são oferecidas pelo reels já nos apontam uma direção clara sobre o que a rede espera de seus inscritos, interação, compartilhamento e “real style”.

Mesmo que gere desconfiança entre as marcas, já que as grandes produções foram superadas e os indícios é que se use recursos simples e individuais, o engajamento nesse espaço é muito maior do que no feed, por exemplo, e agora com o plus de link de direcionamento para os que têm mais de 10 mil seguidores. Isso pode mudar? Sim. E é provável que mude, afinal, o grande segredo do sucesso do Instagram é justamente esse: mudar sempre e engajar cada vez mais.

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