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Você sabe pescar clientes
na hora certa?
O digital já estava caminhando para se fortalecer, contudo, devido a pandemia, ele acabou se enraizando de vez na rotina das pessoas. Um estudo, realizado pelo Neo Trust, revelou que essa área quebrou recorde de faturamento em 2021, quando totalizou R$ 161 bilhões – representando um crescimento de 26,9% em relação a 2020.
Com o digital mais presente no cotidiano, a forma de consumir se tornou omnichannel – o prefixo omni vem do latim e quer dizer “todo/tudo” e channel tem origem inglesa e significa “canal”.
Assim, novos hábitos precisaram ser criados, buscando sempre estabelecer proximidade e assertividade com os clientes no momento de compra. Diante disso, observamos a existência de vários pontos para alcançar esse target e gerar negócios.
De acordo com a head of sales da plataforma OPL Digital, Ana Matozo, ”como estamos todos o tempo todo com o celular na mão, inclusive quando estamos consumindo outras telas, o foco é sempre promover um call to action, um imediatismo de resposta”.
Diante desse cenário, o desafio que fica é:
Como conversar com os clientes no momento certo?
Para elaborar uma estratégia de captação de consumidores, que fortaleça e apoie o crescimento da sua empresa, o primeiro passo é olhar criticamente e atentamente para as características da instituição.
Por isso, pergunte-se coisas como:
Que tipo de cliente eu quero conquistar?
Qual é a dinâmica do meu mercado?
Quem são os meus concorrentes?
O que eles fazem que eu não faço?
Independente do tamanho da sua empresa, é preciso ir com muita calma e não se esquecer de prestar muita atenção ao seu perfil de cliente ideal. Ter esse tipo de conhecimento facilita a estruturação de suas estratégias.
Apenas sabendo quem ele é, quais dores possui, de que modo se comporta na hora de comprar e como sua empresa pode ajudá-lo é que você irá conseguir definir um plano eficaz de conquista.
Por fim, é preciso ressaltar: apesar da variedade de estratégias de captação, não adianta fazer de tudo um pouco, principalmente no começo. Então, opte por táticas que realmente façam sentido para o seu negócio e se dedique ao máximo a elas.
5 etapas fundamentais para otimizar resultados
Aprender como atrair clientes novos vai muito além de replicar uma centena de ações de marketing que vão apresentar sua marca para o maior número de pessoas possíveis.
Para realmente ter bons resultados ao aprender como fazer essa captação, você precisa:
➔ Definir suas personas:
Com o público-alvo e a persona de sua empresa bem definidos, sua empresa terá mais sucesso na promoção de seu negócio e na formação do planejamento estratégico para as análises de resultados;
➔ Criar ações de marketing para cada etapa do funil de vendas:
Sem essa estratégia bem definida e monitorada, é bem provável que você perca clientes. O funil de vendas mostra a jornada do cliente para representar o caminho que ele faz (ou deve fazer) até fechar uma compra;
➔ Estar presente em múltiplas mídias sociais:
As redes sociais possuem bilhões de usuários em suas plataformas. Assim, uma única postagem pode alcançar muitas pessoas com pouco esforço – seja ele financeiro ou não. Ao estabelecer essa presença, você será capaz de impulsionar as vendas e/ou visibilidade;
➔ Estabelecer diálogos personalizados:
Além de utilizar frases impactantes para conquistar seu público-alvo, é preciso criar conversas personalizadas para cada tipo de contato. Mostre ao cliente que você se preocupa e se importa com ele. Apresente soluções para suas dores e problemas;
➔ Automatizar processos de venda:
Ao pensar em como captar clientes, você deve investir em ações para atrair leads, levando sempre em consideração quais atitudes irão permitir o aproveitamento de contatos já existentes, antes de procurar novos.
Sardinha: a indicação ideal para te ajudar a pescar mais clientes
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