Devido ao cenário vivido nos últimos tempos, em razão da pandemia da covid-19, o comércio sofreu uma queda significativa e, com isso, as estratégias de venda precisaram ser repensadas. E é nesse contexto, em busca de novas formas de alcançar o público, que surgiu o Live commerce.
Também conhecido como shopstreaming, essa tendência é feita a partir da junção de transmissões ao vivo, em redes sociais, e a venda dos produtos de uma loja.
E neste caso, diferente do que estamos acostumados a ver na televisão, todos os processos estão integrados em uma única plataforma. Assim, o espectador consegue comprar uma mercadoria com apenas alguns cliques, sem a necessidade de ser redirecionado para o site da empresa.
Mas quais são os pontos positivos dessa ferramenta?
Bom, o primeiro ponto é a interação direta entre consumidores e marcas. Durante as transmissões, é possível apresentar o produto em uso, sanar dúvidas e compartilhar detalhes específicos. Tudo isso, além de gerar forte interesse, humaniza as vendas e auxilia no fortalecimento do relacionamento empresa-usuário.
Outro ponto é a participação de influenciadores ou vendedores engajantes na produção de conteúdos diários. Mas lembre-se: as escolhas precisam ser feitas de acordo com o público-alvo desejado, para assim otimizar as chances de conversão.
Essa experiência, quando aliada a um checkout dentro do próprio vídeo, elimina aquela ”preguiça” de realizar todos os processos (presentes no site) e estimula a compra por impulso. Ou seja, os consumidores, que estão acompanhando a live, escolhem seus produtos e finalizam o pedido ali mesmo, sem a necessidade de interromper a experiência.
Aos poucos, o Live commerce logo será uma das melhores ferramentas de captação de leads no mercado.
Fiquei interessado. O que devo fazer?
Antes de aderir a essa tendência, é essencial se lembrar dos seguintes pontos:
→Invista em bons equipamentos de captação de imagens e som – um bom celular é o suficiente;
→Conte com a ajuda de profissionais criativos e carismáticos na hora de fazer o marketing – isso faz total diferença;
→Garanta que seu acesso a Internet seja estável;
→Esteja sempre atento ao estoque para evitar perdas devido a indisponibilidade do produto.
Além desses desafios, é preciso estar atento à preparação da equipe e das plataformas para receber um alto fluxo de clientes.
Fazer um direcionamento positivo do consumidor significa um tráfego muito qualificado e pode também significar parcerias ainda mais positivas – principalmente se bem executadas.
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