Os podcasts são um formato de conteúdo que tem ganhado, cada vez mais, participação no mercado mundial. Esse gênero possui uma alta potência de comunicação, ou seja, pode levar informação, educação, entretenimento e muito mais. Com ele, a criatividade não tem limites.
As primeiras menções ao termo surgiram por volta dos anos 2000. Nessa época, os indivíduos estavam começando a criar mais intimidade com o mundo virtual, tornando-se mais ativos na hora de decidir qual tipo de conteúdo consumir.
O primeiro podcast brasileiro foi o Digital Minds. Criado em 2004, pelo programador Danilo Medeiros, o conteúdo tinha como intuito falar sobre tecnologia, mas se diferenciando dos demais blogs.
Mas, você sabe para que serve um podcast?
Após essa breve apresentação sobre o histórico dessa ferramenta, destacamos dois pontos importantes sobre seu propósito. São eles:
→ Facilidade em compartilhar conteúdo
É simples assim: basta escolher um tema, fazer um bom roteiro e gravar um programa ou episódio para compartilhar esse assunto. A produção de podcasts necessita apenas de um microfone e um programa de edição – e existem bons apps disponíveis gratuitamente no mercado.
→ Auxilia na entrega de conhecimento
Os podcasts são capazes de oferecer conteúdos diversificados e atraentes, tornando-se instrumentos importantes para a disseminação da informação e do conhecimento, principalmente devido a sua praticidade (disponível em qualquer momento e lugar) e facilidade de acesso (basta ter um dispositivo).
E como esse formato pode contribuir nas estratégias de uma empresa?
Essa é uma das maneiras mais fáceis e ”descomplicadas” de fazer o marketing de conteúdo do seu negócio. Em tempos de consumidores exigentes e rotinas intensas, é preciso investir em novos formatos de mídia para consumo, indo de acordo com a necessidade de acesso à informação.
Por terem uma audiência cativa e fiel, os podcasts permitem a valorização do conteúdo e aumento do engajamento por meio das histórias que são contadas. Mas não se engane, é preciso estar sempre criando peças personalizadas, que dialoguem com cada um dos episódios e acrescentem algo na vida dos ouvintes.
Outro ponto essencial é ser lembrado pelos consumidores, ou seja, os podcasts são parte da identidade de quem ouve – e essa característica deve ser explorada, a longo prazo, como parte de um trabalho de branding.
E por último, mas não menos importante, ressaltamos que, para fazer esse método de comunicação funcionar, é importante produzir um material que esteja alinhado aos valores da sua empresa.
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