Criado em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o Tik Tok é uma plataforma de entretenimento que permite a criação e compartilhamento de vídeos com até 10 minutos de duração (inicialmente, os vídeos contavam com 15 segundos, passando para 60s e depois 3 minutos).
O conteúdo é facilmente produzido pois suas ferramentas de edição – que podem incluir filtros, legendas, trilhas sonoras, gifs e efeitos – são práticas e intuitivas. E devido a tamanha simplicidade, a adesão do público tem sido cada vez maior.
Com o início da pandemia, em 2020, a rede ultrapassou dois bilhões de downloads nas lojas de aplicativos, ficando à frente do consolidado Facebook. E no ano seguinte, em 2021, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários mensais ativos.
Também conhecido como shopstreaming, essa tendência é feita a partir da junção de transmissões ao vivo, em redes sociais, e a venda dos produtos de uma loja.
E neste caso, diferente do que estamos acostumados a ver na televisão, todos os processos estão integrados em uma única plataforma. Assim, o espectador consegue comprar uma mercadoria com apenas alguns cliques, sem a necessidade de ser redirecionado para o site da empresa.
E qual o motivo de tanto sucesso?
Um dos principais motivos para a conquista dos usuários é a liberdade de produzir e criar. As trends, por exemplo, são um formato de conteúdo que, por meio de hashtags ou trilhas sonoras, transformam um vídeo em uma inspiração viral para toda a rede.
Além disso, o sucesso da plataforma é garantido pela:
→ Facilidade de compreensão da persona, seus interesses e dores
A faixa etária presente no Tik Tok inclui as gerações Z e Millennials. Assim, a comunicação e as pautas apresentadas estão sempre de acordo com os interesses dessas gerações.
→ Interação simples, uma vez que é possível consumir o conteúdo mesmo sem estar cadastrado
Logo ao abrir o aplicativo, o usuário é bombardeado por conteúdos em tela cheia e fica preso no feed infinito da rede social. Essa estratégia é capaz de reter, facilmente, novos usuários, pois prende a atenção e fomenta o engajamento.
Mas se é tudo tão positivo, qual o objetivo de um botão de dislike?
Bom, de acordo com o Tik Tok, a implementação desse recurso serve apenas para auxiliar na construção de feedbacks. Neste caso, os dislikes funcionarão como uma sinalização de conteúdo irrelevante ou inapropriado para a plataforma.
E em busca de manter relação agradável entre usuários e produtores de conteúdo, os responsáveis pela rede afirmam que essa ação será apenas visível para quem fez o registro.
Assim, podemos dizer que o uso desse tipo de sinalização chegou para auxiliar na busca e produção de conteúdos relevantes, além de manter a rede como um local para envolvimento e trocas produtivas.
Por ser uma ferramenta teste, podemos aguardar muitos desdobramentos e reflexões sobre o tema. Então, uma coisa é certa: com certeza teremos outros posts dedicados ao assunto.
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