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Funil de Vendas: entenda a importância desse conceito

A cada dia que passa, as pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes. Isso porque elas demandam os melhores serviços e produtos possíveis, atendimento de qualidade e precisam de prestadoras de serviço que realmente se adequem às suas necessidades, sobretudo em um mundo tão globalizado através das mídias sociais.

Você precisa descobrir os reais motivos que levam os seus consumidores a optarem pela sua empresa, não é? Por isso, aprender como utilizar corretamente essa estratégia tão importante no Inbound Marketing será fundamental para o seu negócio. Conheça o que é funil de vendas, quais são as principais etapas, como adaptar um funil para a sua empresa e muito mais neste conteúdo que a Sardinha preparou para você!

O que é Funil de Vendas?

O funil de vendas é um dos conceitos mais primordiais para aplicar o Inbound Marketing visando aumentar os resultados comerciais da sua empresa. Sem essa estratégia bem definida e monitorada, é bem provável que você perca clientes no futuro, se é que já não esteja perdendo agora.

 

O funil de vendas basicamente consiste em todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. Ele propõe o acompanhamento de um cliente desde o momento em que ele tem o primeiro contato com os produtos ou serviços da sua empresa até o momento em que a venda é fechada.


Quando aplicada corretamente, essa estratégia se torna um modelo que mostra a jornada do cliente para representar o caminho que ele faz (ou deve fazer) até fechar a compra. Através do funil de vendas, você poderá descobrir, por exemplo, como está a sua conversão de leads para oportunidades de vendas.

Como entender as etapas do funil de vendas?

Embora o processo de compra de cada cliente não seja completamente linear e homogêneo, durante a sua jornada, o consumidor passa por diversas etapas que mostram como será a experiência de compra dele. Cada uma delas aproxima mais o indivíduo da conversão final. Neste contexto, uma pessoa que já conhece o seu produto está mais próxima da compra do que o sujeito que conheceu a marca recentemente.

 

Para compreender melhor a posição do consumidor em relação à decisão de compra, o funil de vendas é segmentado em 3 maiores etapas para que a empresa possa auxiliar o cliente com informações e conteúdos necessários. 

 

Topo de Funil

 

Fase ideal para gerar reconhecimento da empresa e atrair prospects. Para o vendedor, o topo do funil é sinônimo de prospecção e qualificação de intenções de compra, ou seja, desde os conhecidos leads de marketing (gerados através de ações de Marketing) e seu caminho até chegar em interesses qualificados por vendas (leads que foram verificados por vendas).

 

Meio de Funil

 

Fase ideal para aumentar a relevância e o valor percebido pelo cliente e transformar leads em oportunidades de vendas. Nesta fase, a área de vendas precisa descobrir as necessidades do cliente, quem é o decisor para uma possível compra, qual o tempo estimado para aquisição do produto e/ou serviço, além de investigar qual o orçamento o cliente tem disponível para aquela compra.

 

Fundo de Funil

 

Fase para fechar a venda e transformar oportunidades em clientes. Neste momento, a equipe de vendas precisa provar o valor da sua empresa e seu serviço/produto na forma de uma proposta de vendas atrativa. Após isso, parte-se para a negociação e fechamento da oportunidade.

Quais os benefícios de um funil de vendas?

As vantagens de ter um funil de vendas bem delineado vão muito além de ter conhecimento sobre a jornada do seu cliente. Além dos pontos que já citamos, apresentamos outros benefícios como: 

 

  • Viabiliza a previsibilidade de resultados
  • Melhora a qualidade e produtividade dos processos
  • Promove a otimização da gestão
  • Melhora o aproveitamento de oportunidades
  • Promove respostas ao desenvolvimento de produtos
  • Mapeia coerentemente a jornada
  • Define milestones e etapas
  • Promove um melhor entrosamento entre Vendas e Marketing

Sardinha é a agência ideal para trabalhar no funil de vendas

A Sardinha é a melhor indicação para produzir corretamente sua estratégia de funil de vendas. Com  experiência no mercado, oferecemos o melhor e mais completo marketing digital para que você deposite sua confiança.

Nossos serviços e especialidades têm como objetivo conectar as melhores ideias com as melhores tecnologias e ferramentas do segmento. Por isso, produzimos estratégias de marketing de conteúdo eficientes e relevantes, tendo em mente características específicas e diferenciais de nossos clientes. 

Atualmente a Sardinha se destaca por ser uma empresa em constante evolução e inovação de seus produtos, sempre elevando seu padrão de qualidade de qualidade de acordo com seus clientes. Apresentamos uma equipe de profissionais extremamente qualificada e comprometida com prazos e bom atendimento. 


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Defina corretamente a persona do seu negócio!

Você está dando o  primeiro passo para uma estratégia assertiva!