Social Selling é o processo de prospectar potenciais clientes por meio do estabelecimento de uma relação nas redes sociais, com o objetivo de gerar vendas.

 

Tendo como tradução ”vendas sociais”, esse recurso se mostra bem eficiente para os que desejam expandir a empresa de forma ágil. Isso acontece porque as plataformas somam bilhões de usuários – Facebook com mais de 2 bilhões, Instagram com 800 milhões (50 milhões apenas no Brasil) e o Twitter alcançou os 330 milhões. Ou seja, elas têm o poder de alavancar o alcance e o network de uma instituição.

 

Esse método pode ser realizado por meio de curtidas e interações em postagens e grupos, e oferecimento de conteúdos de valor para ajudar na construção de credibilidade a longo prazo, sem pressa para fechar vendas.

 

Os vendedores procuram (e acham) os consumidores que tenham o perfil de cliente da empresa e se aproximam dele para ganhar sua confiança. A ideia aqui é construir relacionamentos duradouros, tendo a venda apenas como uma consequência.

Social Selling é importante para os negócios. Por quê?

Toda venda é social. Isso significa que sempre há uma relação entre alguém que deseja resolver uma necessidade e alguém que quer vender uma solução. 

 

O diferencial agora é a velocidade, escala e eficiência que o estabelecimento de Social Selling ganhou nas redes sociais digitais — no Facebook, Instagram e até no LinkedIn.

 

O mundo digital, além de ter transformado as ferramentas de vendas, também gerou mudanças nas relações de consumo. Os clientes agora desejam construir um relacionamento de confiança com as marcas, antes de fechar qualquer negócio.

 

Dessa forma, as vendas se tornam o resultado de uma construção feita entre organizações e seus consumidores.

 

Então, o Social Selling tem como função colocar os representantes (neste caso, vendedores) em contato com essas pessoas, trazendo informações e oferecendo soluções para suas dores. Ao resolver as necessidades dos potenciais clientes, os vendedores têm mais chances de fechar negócios.

Como adotar uma estratégia de social selling

Como estabelecer um bom relacionamento e conquistar a confiança são os princípios de sucesso de uma organização, uma coisa é certa: ao investir em social selling, esse papel será cumprido – uma vez que ele é o caminho para evitar o que chamamos de cold calling, o controverso telemarketing. 

 

Por meio do uso de redes sociais é possível fazer uma aproximação do público, de maneira sutil e eficaz, já que essas plataformas possuem ferramentas capazes de identificar os usuários com o perfil mais adequado a sua empresa. E o melhor: elas podem ser utilizadas nas várias etapas do funil de vendas

 

Mas antes de encaixá-las na sua estratégia, sua marca precisa:

 

Fazer a definição de público-alvo, a famosa buyer persona;

Entender quais são os canais que seu cliente mais está presente, como Instagram, Facebook ou até mesmo o LinkedIn;

Realizar a construção de uma marca profissional, com páginas nas redes que atuem como uma plataforma para encontrar perfis de usuários ou influenciadores que combinem com o propósito do negócio;

Produzir e compartilhar conteúdo próprio e relevante.

 

Algumas ferramentas ajudam no trabalho de monitoramento das redes sociais. Estes recursos auxiliam na definição e estabelecimento de estratégias de social selling da sua empresa.

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