Confira as principais técnicas e saiba como utiliza-lo.
Diferente do antigo conceito de redação, que é mais abrangente e variada, o copywriting tem um foco principal: conversão em vendas.
Essa é a definição mais simples para uma estratégia de um Copywriting. Mas claro, tem muita técnica, estudo e informação envolvida nesse desafio de escrever para converter.
A palavra de ordem para o Copywriting é o convencimento, então, se a persuasão está em jogo, é importante saber argumentar com inteligência para conduzir o possível cliente para a decisão da compra do produto ou serviço através do que ele está lendo no conteúdo.
A maioria das grandes empresas usa o Copywriting como método de convencimento. Continue lendo e veja como identificar se um um material é estrategicamente bom, do ponto de vista do copywriting.
5 Formas de identificar um bom copywriting:
1. O copy é objetivo e claro;
2. A mensagem é adequada ao público-alvo daquela empresa ou produto;
3. O que está sendo dito agrega valor informativo ao público final;
4. O texto considera o leitor como um crítico e não fica somente repetindo atributos do produto;
5. O conteúdo está se baseando em dados reais.
Hoje em dia, muitas ferramentas oferecem diferentes tipos de dados e análises. O Copywriter não deve trabalhar de forma somente intuitiva, embora isso tenha valor quando falamos de profissionais observadores e informados. Os dados contribuem muito para o sucesso no desempenho de um material.
É comum que os profissionais do copy tenham acesso, portanto, a relatórios de desempenho, de público, de região, comportamento de consumo, gênero… quanto mais informação, maior a probabilidade de gerar proximidade e engajamento com o consumidor final.
O profissional da estratégia de Copywriting deve considerar também o conforto na leitura por parte do consumidor durante o trajeto para determinada compra, ou seja, como ele vai conduzir à navegação no sentido textual, é importante estar atento às abordagens de linguagem mais usuais e familiares, pois é através dela que se conquista também a segurança do leitor para a compra e a torne agradável, incentivando assim, também, o seu retorno.
Conclusão:
A máxima de que “Conteúdo é Rei” se confirma nas estratégias mais atuais de comunicação, e não aquele velho formato que conhecemos, mas sim um formato novo, estruturado, que traga para o cliente a informação ou produto que ele realmente se identifica e está procurando.