A sigla AMP deriva do termo em inglês Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis) e tem como principal objetivo customizar e otimizar o HTML do seu portal, deixando-o ainda mais rápido e responsivo para o público que navega pelos celulares. Se seus visitantes acessam seu site através do smartphone, essa solução é fundamental para seu sucesso e você precisa conhecê-la!
O AMP é um projeto de iniciativa de empresas como Google, LinkedIn, Pinterest e Twitter. Onde páginas de sites são otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas via dispositivos móveis. Essa tecnologia manipula códigos HTML de páginas para montar uma versão rápida e leve, acelerando a entrega do conteúdo ao visitante.
Normalmente, a velocidade de carregamento de um site sempre depende do tamanho e da quantidade de arquivos. Portanto, a estrutura AMP tem como objetivo minimizar o tamanho total de uma página da web. Dessa forma, o site não carregará inteiro, mas sim uma parte simplificada dele.
A implementação de qualquer versão do AMP em um conteúdo da web é uma espécie de cópia das páginas que já estão estabelecidas da maneira que aparecem em desktops. Nesse sentido, essa estratégia é fundamental para melhorar os impactos SEO que a página pode obter em resultados de pesquisa orgânica, uma vez que ela aumenta o número de tráfego e de visitantes.
Accelerated Mobile Pages também possui uma biblioteca JavaScript e fornece uma tag HTML para criar a página acelerada para dispositivos móveis. Por ser um código aberto, há um modelo padrão com título, resumo, texto e imagens que ajuda no processo, deixando de lado elementos desnecessários do site original.
Por fim, o Accelerated Mobile Pages conta também com armazenamento em cache, que funciona como um arquivo temporário salvo para que a página seja visualizada mais rapidamente na próxima visita. O melhor de tudo é que todas as páginas carregadas em dispositivos móveis são 85% mais rápidas que as plataformas tradicionais.