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Imagem x reputação

da sua marca

Descubra agora a diferença entre esses termos

No marketing digital muitos termos aparecem a todo o momento, eles são resultados de um avanço tecnológico muito constante na área. Novas métricas, possibilidades e formatos aparecem sempre, e é importante dominar as diferenças entre eles, ainda que sejam pequenas, para poder entender e aproveitar o melhor dos resultados e das estratégias. Inclusive, alguns são muito parecidos, ou possuem pequenas diferenças entre si.

Assim, mesmo expressões que são usadas com frequência podem parecer emblemáticas ou complexas, mas estamos aqui para falar sobre elas.

Imagem da marca

A imagem, por exemplo, está relacionada à percepção que o usuário tem sobre sua marca depois de ter feito alguma interação com ela. Essa imagem é criada quando algum ponto de contato é estabelecido, mesmo que seja uma retirada de dúvida, ou um contato meramente visual pelo seu site ou rede social. Essa percepção nascida da relação com a marca, conhecida por Imagem da Marca ou simplesmente Imagem, pode ser de grande valor, e muitos teóricos da comunicação apontam sobre a dificuldade de se alterar uma imagem de marca, por exemplo. Sabe a expressão “A primeira impressão é a que fica”? Ela serve como base do pensamento sobre a imagem.

Como construir uma imagem forte

O trabalho de construção de imagem é complexo e de longo prazo, porém, é importante ressaltar que ele se inicia no contato mais simples com a marca. Sua abordagem comercial ou a maneira que responde a uma dúvida do cliente, por exemplo, já são o primeiro passo na construção de uma imagem. Se está relacionado à percepção, serve na construção da imagem. Muitas marcas erram justamente nisso, em desvalorizar os contatos mais simples, e acabam deixando de lado a oportunidade de fortalecer sua imagem junto ao futuro cliente.

 

Reputação da marca

A reputação, diferente da Imagem, está mais relacionada à coletividade, a como determinados grupos percebem sua marca. Para se medir a reputação é necessário observar resultados de ações, fazer pesquisas e entender de uma maneira geral como ela chega ao público determinado como alvo.

Porque devo me preocupar em ter uma boa reputação e imagem em minha marca?

Os seus públicos são impactados a todo o momento pelos seus concorrentes, e eles têm a opção de escolher, mesmo que indiretamente, sobre ser fidelizado. Não se preocupar com reputação ou imagem pode afetar no crescimento da marca, e, consequentemente, na lucratividade. Cada vez mais os clientes buscam identificação, e isso pode ser feito desde a primeira relação do cliente com a marca.

A longo prazo, as promoções ou ações pontuais não são suficientes para manter a saúde da marca, é necessário o algo mais e o algo mais está relacionado justamente a essa construção de imagem e reputação. Além disso, uma está relacionada a outra, inclusive por isso, a #Dicadasardinha é: aproveite todos os pontos de contato com o cliente, mesmo que pareça um contato muito simples e que não demande atenção ou esforço.

Como melhorar sua imagem e reputação

 Listamos abaixo algumas dicas simples, para ajudar na Imagem e Reputação da marca:

  •         Valorizar todos os pontos de contato com cliente;
  •         Fortalecer as equipes comerciais e de social;
  •         Investir em ferramentas que permitam agilidade e interação de qualidade;
  •         Apostar na experiência do usuário;
  •         Analisar o seu pós-vendas, para o cliente não se sentir descartado depois da compra;
  •         Uniformizar a linguagem da marca;

 

Construir imagem e reputação fortes significa criar uma aliança entre a marca e os clientes, que sairão em sua defesa em caso de alguma situação de exceção. Lembre-se de que o senso de comunidade é um dos grandes diferenciais hoje das grandes marcas, e ele se inicia no processo de construção da marca.

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