Mas é claro! Nós da Sardinha sempre batemos na tecla que estabelecer uma presença on-line é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de empresa.
As empresas, por menores que sejam, devem abraçar as estratégias digitais para conquistar presença e autoridade no ambiente virtual e maximizar suas vendas. O Marketing Digital é o caminho para aproveitar o imenso potencial das redes sociais e suas ferramentas, e com ele sua marca irá atingir um público que você nem sabia que existia.
No entanto, é preciso ressaltar: essa estratégia é muito fluida, dinâmica e está em constante mudança. Por isso, é fundamental ser flexível e resiliente.
De acordo com o relatório CENP-Meios, publicado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, no ano de 2021 houve um crescimento de 38,8% no investimento em mídia referente a 2020, totalizando 19,7 bilhões de reais.
Em 2020, período que marcou o ápice da pandemia, o valor foi de 14,2 bilhões. Já em 2019 o total foi de 17,5 bilhões, ou seja, 2021 já superou o patamar pré-pandemia.
Com todo o cenário de digitalização, crescimento dos canais digitais e aumento do e-commerce, podemos ver que PMEs têm a oportunidade de aplicar estratégias de marketing para impulsionar o crescimento dos negócios.
Além disso, os números apresentados no relatório são indicativos de que essas empresas precisam recorrer ao digital para continuarem relevantes no mercado.