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4 Motivos para investir

em marketing digital

Será que ainda vale a pena investir em Marketing Digital em 2022?

Já vamos começar esse texto dando uma resposta bem direta: SIM!

 

Essa estratégia é uma das principais formas de uma empresa se comunicar com seu público, de forma direta, personalizada e no momento certo. O principal objetivo do Marketing Digital é aumentar a exposição de uma marca para os consumidores e, consequentemente, gerar vendas. 

 

Mas, além de estar presente em muitos ambientes corporativos, esse formato de publicidade também é utilizado na em instituições, como ONGs e fundações, para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação com o público.

 

A área já apresentava um crescimento significativo há um tempo, mas ganhou ainda mais relevância devido à crise sanitária, decorrente do novo coronavírus. Nesse período, as medidas de isolamento social acabaram impulsionando, por exemplo, as compras pela Internet e levaram, para as lojas on-line, até mesmo as pessoas que antes compravam somente em lojas físicas.

 

Para o pai do Marketing, Philip Kotler, o marketing é ”o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

 

A partir dessa frase, podemos dizer que o Marketing Digital se tornou uma das principais formas de fazer e conceituar marketing nos dias atuais. Esse termo é utilizado para resumir os esforços de marketing realizados no ambiente virtual.

Tenho uma empresa pequena ou média. Posso entrar nesse mundo também?

Mas é claro! Nós da Sardinha sempre batemos na tecla que estabelecer uma presença on-line é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de empresa.

As empresas, por menores que sejam, devem abraçar as estratégias digitais para conquistar presença e autoridade no ambiente virtual e maximizar suas vendas. O Marketing Digital é o caminho para aproveitar o imenso potencial das redes sociais e suas ferramentas, e com ele sua marca irá atingir um público que você nem sabia que existia.

No entanto, é preciso ressaltar: essa estratégia é muito fluida, dinâmica e está em constante mudança. Por isso, é fundamental ser flexível e resiliente.

De acordo com o relatório CENP-Meios, publicado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, no ano de 2021 houve um crescimento de 38,8% no investimento em mídia referente a 2020, totalizando 19,7 bilhões de reais. 

Em 2020, período que marcou o ápice da pandemia, o valor foi de 14,2 bilhões. Já em 2019 o total foi de 17,5 bilhões, ou seja, 2021 já superou o patamar pré-pandemia.

Com todo o cenário de digitalização, crescimento dos canais digitais e aumento do e-commerce, podemos ver que PMEs têm a oportunidade de aplicar estratégias de marketing para impulsionar o crescimento dos negócios.

Além disso, os números apresentados no relatório são indicativos de que essas empresas precisam recorrer ao digital para continuarem relevantes no mercado.

Motivos para investir em Marketing Digital a partir de hoje

O mundo em que vivemos está cada vez mais digital e conectado. E isso representa um caminho sem volta. 

Por isso, se você ainda tem alguma dúvida se vale a pena investir nessa área, selecionamos alguns motivos para garantir sua entrada no Marketing Digital a partir de agora:

1. Ser encontrado pelos (potenciais) clientes com facilidade

Pense com a gente: se você não tem um site ou não está presente nas redes sociais, como acha que será encontrado durante essa busca das pessoas interessadas?

Devido ao alto crescimento das tecnologias, a maioria dos clientes possui fácil acesso a opiniões e diversas informações sobre produtos e serviços, além de fazer inúmeras pesquisas antes de investir seu precioso dinheiro. Quem nunca foi a uma loja já sabendo exatamente o que quer comprar?

Por meio do Marketing Digital, através da divulgação de conteúdos e dados sobre seus produtos e serviços, você faz com que sua marca seja facilmente encontrada nos canais de comunicação, conquistando uma presença relevante na internet.

Para isso, um passo importante é conhecer e aplicar as boas práticas de SEO – e aqui recomendamos a leitura em nosso blog Saiba a importância do SEO.

2. Se tornar referência na sua área

As pessoas querem, antes de tudo, resolver seus problemas. Às vezes, elas nem pensam que precisam de algum produto ou serviço específico. 

Por isso, não basta falar só sobre a sua marca. É preciso criar materiais de valor para seu público, respondendo dúvidas antes mesmo que ele saiba sobre sua solução.

Dentro do Marketing Digital, uma das técnicas mais utilizadas é o Marketing de Conteúdo – essa ferramenta consiste em produzir materiais para educar, informar e até mesmo entreter futuros clientes.

3. Fazer a segmentação do seu público-alvo

Já imaginou a possibilidade de segmentar suas campanhas, direcionando-as para seu público-alvo ou uma parte bem específica dele?

Garantimos que sim, isso é possível! 

No mundo on-line, é muito mais simples realizar o monitoramento de atividades de usuários – sejam elas hábitos de consumo, preferências, gostos pessoais e até os desafios que precisam ser enfrentados. Assim, é possível segmentar, de forma específica, as pessoas para quem você deseja anunciar um conteúdo, produto ou serviço.

Além disso, o investimento em Marketing Digital ajuda na redução de custos, pois ao se comunicar com as pessoas certas, fica muito mais fácil obter retorno.

4. Analisar resultados com precisão e sem dificuldades

Nosso último motivo para você adentrar esse mundo é a vantagem de saber como suas ações são recebidas pelo público, em tempo real. Isso significa a obtenção de estatísticas logo após o lançamento de campanhas, análise de desempenhos e realização de mudanças, quando for necessário.

Da mesma forma que você consegue saber, de forma precisa, quem é sua audiência e quais são seus gostos e preferências, você é capaz de monitorar os resultados das ações.

Investir em Marketing Digital é muito mais fácil do que você espera. Trabalhando da forma certa, em pouco tempo os resultados serão visíveis e seu negócio irá decolar!

Dica bônus: conte com o Team Cardume

As datas sazonais representam uma janela de oportunidade para muitos, mas criar autênticas vantagens para o público, que impulsionem um crescimento sustentável nos negócios, é uma tarefa complexa.

Ao contar com a Sardinha, você será capaz de se tornar referência e autoridade em seu setor de atuação. Somos uma empresa que se destaca pela constante evolução e inovação de seus produtos, sempre elevando seu padrão de qualidade de qualidade de acordo com seus clientes, além de oferecer o melhor e mais completo marketing digital para que você deposite sua confiança.

Acesse nossa página de soluções, conheça mais sobre as estratégias que oferecemos e domine um oceano de possibilidades.

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