O conceito de Link Building, em tradução livre (e lateral) construção de links, diz respeito ao conjunto de estratégias que buscam construir uma rede de links. Essa ferramenta tem como objetivo realizar o direcionamento de tráfego e fortalecer sua marca como autoridade, diante dos mecanismos de busca.

 

Podendo aparecer de forma interna ou externa, os hyperlinks tem como função mostrar ao Google, ou outro pesquisador, a popularidade e autoridade de um domínio diante do mercado. Os buscadores investigam os caminhos de comunicação que direcionam para o site, procurando compreender a confiabilidade, presença de boas referências e número de citações.

 

Assim, quanto maior a presença de links de sites confiáveis e com conteúdos fundamentados, mais relevante sua marca demonstra ser em sua área de atuação.


E quando estamos falando de SEO, um trabalho eficiente de link building é parte essencial para garantir o sucesso de uma boa estratégia.

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Mas por que links são tão importantes para o SEO?

A resposta é simples: os mecanismos de busca utilizam essa estrutura de links como base para rastrear e classificar os sites presentes na internet.

 

Dessa forma, quando o site não possui esses canais de comunicação, a probabilidade de não aparecer nos primeiros resultados (ou até mesmo na primeira página) de busca é bem alta.

 

Ao realizar a construção de links, a curto prazo, sua marca tem a grande vantagem de ganhar bom posicionamento na página de resultados de pesquisa dos buscadores (SERP – sigla para Search Engine Results Page).

 

Já a longo prazo, esses hyperlinks são os responsáveis principais pelo aumento de autoridade de um domínio. Assim, ao apresentar diversidade e qualidade nas páginas direcionadas pelo Google, por exemplo, seu DR (Domain Rating) se fortalece como referência e, consequentemente, aumenta as chances de estar o mais próximo possível da primeira posição da SERP.

Técnicas para melhorar sua estratégia de Link Building

Tendo em mente o que explicamos acima, agora é hora de aplicar as técnicas de link building.

Algumas práticas recomendadas são:

  • Crie ativos de marketing digital

Como o Marketing de Conteúdo é um dos pilares do link building, é preciso garantir que os consumidores vão apreciar o conteúdo disponível em seu domínio.

Por isso, para aumentar as chances de compartilhamento, invista na criação de ativos linkáveis. Estamos falando de materiais com alto potencial de compartilhamento como, por exemplo, conteúdos interativos, posts com listas, guias completos e até mesmo infográficos.

Um ativo, quando bem produzido e relevante, se divulga “sozinhos”, sem que você precise se esforçar para gerar links.

  • Fazer guest posting e co-marketing

 

Primeiramente, você precisa encontrar parceiros que sejam autoridades no mercado, que produzam bons conteúdos e que estejam relacionados à sua área de atuação. Em seguida, proponha ações para gerar backlinks.

 

No Guest Posting, você produz um post relevante, como convidado, para um blog parceiro. Em troca, são inseridos, ao longo do texto, links que direcionam para sua página. 

 

Já o Co-marketing se refere à união de instituições para fazer a criação de materiais em parceria, como e-books, por exemplo. Dessa maneira, os parceiros promovem um produto e também os links para seus domínios.

  • Verifique as menções sem link

O algoritmo do Google percebe quando marcas estão sendo citadas com frequência e ganhando popularidade. Então, ele é capaz de associar a menção ao site da marca – e isso influencia diretamente na classificação do ranking.

Porém, quando a menção está sem link, elas acabam não transmitindo autoridade de um site para o outro. Então, o que fazer?

Você deve ir atrás dessas citações recebidas e solicitar ao administrador da página a inclusão de um link. Fazendo isso de forma amigável, é bem provável que você conquiste esse espaço.

A dica é: para encontrar essas menções, use o Google Alertas. Com ele, toda vez que sua marca ou as palavras que você definir forem mencionadas, uma notificação é enviada para você.

Outra maneira simples de fazer essa busca é digitando o nome do seu negócio na aba de pesquisa para encontrar sites que o mencionam. Mas não se esqueça de retirar os resultados da busca no seu próprio domínio.

Além dessas práticas, não se esqueça de redirecionar links quebrados. Quando os conteúdos são alterados ou excluídos, é essencial criar uma página de Erro 404 personalizada. Informe ao usuário que a página não está disponível mais e ofereça materiais semelhantes, que provavelmente o visitante vai gostar.

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